Os nossos marcos

históricos


Fundada em Santo Tirso, a ASAS, Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública e sem fins lucrativos (DR III Série nº 148 de 26.06.1993), foi constituída em 1992 por iniciativa de Vasco de Sousa Cruz Ferreira da Costa em conjunto com um grupo de vinte e sete outros tirsenses.



Cedo estendemos a intervenção ao contexto nacional, acolhendo crianças e jovens de todo o país com maior prevalência para as do distrito do Porto. A ASAS é, pois, uma instituição de índole nacional que tem vindo a desenvolver a sua atividade suportada por um grupo técnico multidisciplinar qualificado, no voluntariado e na cooperação com o governo central, diversas autarquias e comunidade local.

Em 1994 iniciamos a atividade na área da Infância e Juventude, com a Casa de Acolhimento Temporário para Crianças em Perigo Renascer.

 

Em 1995 começamos a intervir na área da Família e Comunidade com o Gabinete de Ação Social e alargamos a atuação ao Concelho da Trofa. Este tem um atendimento dirigido a todos os indivíduos que procuram melhorar o seu bem-estar social.

 

Fomos certificados como entidade formadora em 1998, facto relevante numa Associação que reconhece o papel da Educação e da Formação como fatores de excelência para a inclusão social.

 

No ano de 1999 alargamos a capacidade de acolhimento de crianças em perigo dos 6 aos 12 anos com a implementação da Casa de Acolhimento Temporário Raízes.

 

Em 2000 intensificamos a ação no concelho da Trofa com a criação da Casa Comunitário da Trofa, com um edifício construído de raiz e aberto a toda a comunidade. Privilegia a população mais desprotegida com atividades e serviços ao nível do apoio social, psicológico, animação sociocultural e educação social.

 

No ano de 2004 arrancamos com a Casa de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) “Saber para Crescer” em Santo Tirso, intervindo junto da Criança em Perigo no seu meio natural de vida.

Em 2007 iniciaram as obras de construção da Casa de Acolhimento Temporário “Casa do Sol”, para crianças e jovens dos 12 aos 18 anos, sendo mais um passo na concretização da estratégia da ASAS. Casa de Acolhimento que viria a ser inaugurada em julho de 2009.

 

2008 foi ano de arranque da Casa de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) “Crescer em Família”, na Trofa.
 

Em abril de 2013 abrimos o Apartamento de Autonomia, no concelho da Trofa.
 

Entre 2013 e 2015 lideramos a Rede Nacional de CAFAP´s.

Em 2015 implementamos o I Fórum Nacional sobre Autonomização de Jovens.

 

2019 foi o ano de abertura de mais um Apartamento de Autonomia, desta vez em Santo Tirso

 

Mantendo sempre ASAS no nosso ADN, em 2025, a nossa designação passou a ser Dar ASAS À Vida